top of page
Buscar
Foto do escritorraianecfferreira

MAY DECEMBER | SEGREDOS, APARÊNCIAS E CINEMA



Título original: May December| Direção: Todd Haynes | Ano: 2023 | País: Estados Unidos


May December, dirigido por Todd Haynes, é um dos melodramas atuais que está dando o que falar. O filme traz em seu enredo um caso real sobre um crime sexual envolvendo uma mulher de 36 anos e um menino de 13. E Haynes propõe uma história através do próprio ato de fazer um filme.


Acompanhamos Elizabeth, uma jovem atriz que se vê intrigada com os escândalos que rodeiam a vida de Gracie, a mulher que viverá no cinemas. Aos poucos ela vai se inserindo no mesmo contexto social e familiar de sua personagem. Percebemos, então, um padrão quase obsessivo da atriz por incorporar o papel, e sua presença tão próxima faz abrir feridas e dúvidas esquecidas.


O filme retrata os dilemas vividos por aqueles envolvidos por um escândalo, sobre a existência de uma vítima, ou não, sobre as narrativas criadas para não lidar com os traumas, dentre outras questões. Porém, o mais interessante aqui é a desconstrução do gênero, onde o diretor trabalha dentro da ideia de um suspense descarregado, despreocupado em criar situações grandiosas e importantes para o espectador. E cria uma atmosfera conduzida pelas pequenas tensões.


Ele não se apega a, tão somente, a narrativa, mas aos elementos que brincam com as aparências, com o que está oculto, com aquilo que não é dito. Com isso, abre-se camadas complexas sobre os mistérios e as versões do caso envolvendo Gracie e sua família. 


Se, assim como Elizabeth, nos apegarmos ao desejo de entender quem Gracie é, não conseguiremos viver de fato a experiência que May December proporciona. Pois, para o filme, não se trata de entender,ou explorar a mente de uma mulher dita “predadora sexual”, mas percebermos as complexas camadas que envolvem aquelas figuras dentro do contexto em que estão inseridas.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page