top of page
Buscar
Foto do escritorraianecfferreira

"Promising Young Woman" e a Raiva Feminina


A sociedade patriarcal possui muitas maneiras de controlar a vida das mulheres. Uma vez rodeadas de contextos oriundos de ideias machistas, elas acabam se vendo inseridas em uma espécie de opressão que as define como objeto ou ser submisso.


A cultura do estupro é uma das realidades mais duras por que uma mulher pode passar, já que, na maioria das vezes, a culpa é delegada a elas. Mas isto pode se agravar ainda mais quando consideramos a indiferença e repúdio das pessoas que compõem o ciclo social destas mesmas mulheres. Um dos filmes que melhor mostra esta realidade e nos chama para reflexão é "Promising Young Woman" (2020), primeiro longa escrito e dirigido por Emerald Fennell e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original no Oscar 2021.


Como protagonista, temos Cassie, uma ex-estudante de medicina que deseja vingar a morte de sua amiga, consequência de um evento traumático ocorrido na faculdade. Com isso ela decide largar tudo e por um bom tempo, toma como único objetivo aterrorizar os chamados “nice guys” na noite, homens considerados bons, mas que na verdade são o oposto, já que tentam abusar de moças quando estas estão em seus estados alterado de consciência em função de embriaguez, por exemplo.


A protagonista parece muitas vezes agir por impulso, porém em outros momentos, ela age meticulosamente a favor do seu objetivo, castigando, à sua maneira, aqueles que prejudicaram sua amiga. E mesmo que Cassie momentaneamente se afaste de seu propósito, ela é novamente colocada à prova, pois suas decisões são os gatilhos que movimentam a narrativa.

O longa é um drama que mistura alguns gêneros sem deixar de ser original. No primeiro ato, temos algo semelhante a um terror sarcástico. Já no segundo ato, somos apresentados a cenas que fazem referência a comédia romântica do estilo high school, já que Cassie começa a se envolver com um antigo colega de faculdade. Mas último e terceiro ato é o suspense que domina a trama.


O ritmo dinâmico do filme é incontestável, mas seu grande destaque vem da tensão provocada na maioria das cenas de diálogo. São nestes momentos em que nos damos conta da personalidade dominante da jovem Cassie, que mesmo sem elevar o tom de voz, provoca algum desconforto naqueles em que a hipocrisia é reconhecida.


Um dos grandes triunfos desta obra é a performance de Carey Mulligan, bastante conhecida pelo trabalho como a frágil Irene em “Drive”, agora a atriz terá um outro destaque. Cassie é uma jovem vingativa e dotada de um ódio tão forte que a faz repudiar a sociedade em que está inserida. Esse pode até ser interpretado como um dos motivos por que ela não tenha grandes conquistas.


Normalmente as protagonistas vingativas possuem características específicas, como um forte físico e habilidades para lutar. Ou podem ser associadas ao símbolo da fênix quando sua vingança tem origem em um trauma. Porém em Promising Young Woman a protagonista não possui nenhuma destas características.


Cassie é uma mulher comum e suas características femininas são bem acentuadas pela sua vaidade. Seu figurino é majoritariamente de cores claras e recatadas, com destaque para o rosa ou azul bebê, entretanto, quando a personagem sai pela noite, adere a roupas mais escuras e sensuais.

Apesar da perda da melhor amiga, ela não foi vítima direta de nenhum ato traumático, e sua força vem muito do seu próprio senso de justiça. Assim, Cassie pode ser considerada uma justiceira moderna. Sua complexidade e nuances se assemelham a das mulheres reais. E sua história possui uma válida crítica às estruturas que dão base à sociedade que o filme retrata.


As escolhas de direção também são bem assertivas. Principalmente no que se trata do Design de produção que carrega referências religiosas para compor os espaços onde a protagonista se encontra. A imagem de Cassie sentada no sofá de uma boate com os braços abertos na primeira cena, pode ser lida como uma especie de metáfora iconográfica de Jesus na cruz. Esta é uma referência que passa a ser retrada em outro momento do filme que não somente este. Em outros segmentos, também vemos referências à ideia do “anjo virgem” ou à própria Pietá, de Michelangelo.


Pelo uso criativo dessas metáforas visuais e uso constante de coeficientes referenciais, podemos dizer que a narrativa se assemelha à estrutura de uma grande cebola. Onde para cada ação da protagonista e dos demais a sua volta que se decompõem na tela, temos o desenrolar crescente da trama. Aos poucos, Cassie vai sendo conduzida ao seu objetivo final e por consequência de um roteiro muito bem estruturado, podemos, enfim, vê-la ter a vingança que almeja.


Por todas estas características podemos dizer que “Promising Young Woman'' é uma expressão significativa da raiva feminina mediante ao mundo misógino e tóxico. Espero que mais obras como esta surjam e sejam valorizadas e reconhecidas, não apenas por terem uma direção feminina, mas por serem iniciativas necessárias que dizem respeito ao mundo, à sociedade e às mulheres.



Título original: Promising Young Woman

Ano: 2020

Direção: Emerald Fennell

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page