top of page
Buscar

TOXIC | CORPO, VIOLÊNCIAS E AMIZADE FEMININA

  • Foto do escritor: raianecfferreira
    raianecfferreira
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

ree

Título: Toxic | Título Original: Akiplesa | Dirigido por: Saule Bliuvaite | Ano: 2025 | País: Lituânia | Disponível no MUBI


Este primeiro longa-metragem de Saulė Bliuvaitė apresenta a realidade de duas meninas de 13 anos que moram em uma cidade industrial lituana que frequentam uma escola de modelos na esperança de uma vida melhor. Porém esta decisão as leva a uma condição tóxica para sua saúde física e emocional.


Marija é recém-chegada naquela cidade coberta de muros de concreto, becos e terrenos de cascalhos. Ela foi enviada pela mãe para morar com sua avó florista. Sem muitas opções sociais, e sofrendo bullying, ela acaba por encontrar a intransigente Kristina, meio a uma briga entre elas por um jeans roubado. 


Como sua nova amiga está matriculada em uma escola de modelos local, Marija, que nunca considerava ser modelo por causa de sua deficiência na perna, fez um esforço para se manter próxima da nova amiga. E se surpreende ao ser considerada como uma candidata especialmente promissora, já que é magra, alta e com perfil diferenciado. Apesar dos elogios e da frágil esperança dada às garotas, a forma de educar ali é exaustiva e severa, estimulando as meninas a perderem cada vez peso. Nisso, por querer prestígio, Kristina opta por maneiras perigosas de emagrecer. 


O longa aborda a busca implacável pela imagem corporal de magreza como uma forma de ser escolhida, de ser admirada e reconhecida como sujeito digno e amável. E trás também a triste realidade da juventude ali, no qual as garotas não tem muitas opções, onde o abuso surge de muitas partes, e a infância é roubada. A violência externa é absorvida pelas meninas como uma forma de lidar com a realidade. Para sobreviver, é preciso colocar a máscara de menina malvada, ser bonita, sexy e, de preferência, magra.


ree

A alternância estética que oscila entre planos estáveis e rígidos a outros com a câmera agitada, parte muito da identidade instável, principalmente de Marija, que ainda não sabe muito bem quem é, o que quer para seu futuro. Suas escolhas estão atreladas a busca pelo afeto e pela lealdade em sua amizade. A fotografia sóbria e fria parte da paisagem insalubre e hostil à juventude, e mesmo assim ainda consegue trazer momentos de cumplicidade e esperança. 


Toxic não é um filme fácil, mas é um filme ousado, com perspectiva cênica equilibrada, e que chama atenção pela abordagem pertinentes, trazendo, mesmo que superficialmente, questões sobre pobreza, bulling, e a busca pelo padrão de beleza. Mesmo assim, o filme parece mais interessado em acompanhar o relacionamento turbulento e complexo entre as duas garotas que desenvolvem uma dependência emocional quase tóxica, sendo mobilizadas pelas inseguranças e incertezas, mas que não deixam de comover pela cumplicidade e respeito entre elas.


 
 
 

Comentários


bottom of page